sábado, 24 de abril de 2010

DIA DAS MÃES

É, o dia das mães se aproxima e mais uma vez o comércio se prepara, a mídia se declara e as escolas, que não podem ficar de fora, se organizam para a festividade esperada. Porém, aqui declaro minhas aflições... até quando iremos deixar de lado nossa missão educativa e realizar atitudes que a sociedade espera? Mãe, pai, irmãos, família... Qual o modelo? Respeitamos e homenageamos a todas? Somos justos com nossos alunos?
Pais separados, pais presos, pais ausentes, pais homosexuais, filhos criados por avós ou tios. Consideramos estas estruturas? Não estaremos sendo medíocres em pleno século XXI?
Somos instituições educacionais, onde o nosso foco é o desenvolvimento de cidadãos críticos, conscientes, criativos e pensantes, para uma sociedade com princípios voltados para a cultura da Paz, inclusão, respeito a diversidade e consumo sustentável.
Agora, ao deparar-me com a complexidade da sociedade atual, sei que a rotina escolar, bem como as festividades devem ser repensadas e respeitadas. Não aponto a exclusão destes momentos na escola, mas a urgência da criação de novos parâmetros, pois temos uma pluralidade de vivências e todas, sem exceção devem ser contempladas.

2 comentários:

  1. Concordo com vc ........mas as coisas não funcionam dessa maneira como vc mesmo diz em pleno século vinte um......São de pessoas com esse nível de pensamentos que nosso Brasil está precisando...........ou melhor dizendo necessitando....é que fica mais comodo discrever uma familia feliz com pais e mães...........É que quase não existe "homosexuais"?????......pra que repensar ????....da muito trabalho........um grande bjo e fica Deus....Uaila

    ResponderExcluir
  2. Texto forte e verdadeiro. Entender os interesses do comércio é fácil, o das famílias, talvez manter as aparências, agora o da escola...acho que nem ela mesma sabe o porquê deste apego tão grande a estas datas que atropelam nosso contexto educativo, na qual paramos tuuuuudo, como se não fosse importante o que fazemos.

    ResponderExcluir