sexta-feira, 30 de abril de 2010

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
• LÍNGUA ORAL esta é a área de conhecimento que a criança vai se apropriando dia após dia, e é trabalhada em todas áreas de estudo, mas o conteúdo referente à língua oral integrará os aspectos conceituais ou de significado, procedimentais ou, no caso, sintáticos ou articulatórios e da atitude ou adequação do uso da linguagem como expressão de suas idéias, sentimentos e aspirações e à compreensão da língua ouvida.
• CONTEÚDOS:
1. Uso da fala para expressar idéias, aspirações e sentimentos;
2. Aperfeiçoamento da fala e da compreensão;
3. Aperfeiçoamento da articulação dos sons da fala;
4. Aperfeiçoamento da pronúncia com vista à correção da língua falada;
5. Uso do vocabulário adequado e ampliação do vocabulário de uso e de compreensão;
6. Expressão oral através de frases completas;
7. Expressão através da comunicação oral, gestual e corporal.

• LÍNGUA ESCRITA  a ALFABETIZAÇÃO da criança inicia-se muito antes do ensino formal da alfabetização. O Homem nasce equipado para a leitura simbólica e demonstra cedo toda esta predisposição para a leitura. O contato com a língua escrita, através da leitura de histórias, de anúncios, de rótulos de embalagens conhecidas, de instruções para jogos, etiquetas com nomes de objetos conhecidos e, em especial, de seu próprio nome nos objetos de uso pessoal, feito pelo adulto junto à criança, propicia a sua aproximação da língua escrita. O registro de relatos sobre experiências vividas, ditados pela criança, ou de pequenos enunciados que faz, depois de seus desenhos, progressivamente, consegue fazê-la perceber e se apropriar do significado da língua escrita como registro de idéias e significados, o que é essencial a um currículo de pré-leitura.

• CONTEÚDOS:
1. Grafismo como expressão de idéias e sentimentos;
2. Formas da escrita como representação da língua oral;
3. Uso da língua escrita restrito dentro de seu nível de conhecimento sobre algum vocabulário de visualização;
4. Ganho de interesse e curiosidade pela escrita e desejo de dominá-la com instrumento de registro de idéias.
Através deste texto explicativo de Gilda Rizzo, podemos compreender e direcionar a função da educação infantil, pois muitas são as dúvidas e discussões a respeito da alfabetização nesta faixa etária. Segundo Rizzo a alfabetização é um processo que tem início mesmo antes da criança freqüentar a escola e eu me arrisco a dizer que desde o nascimento, a criança é submetida a vivências e estímulos que beneficiam ou prejudicam seu desenvolvimento global, entre eles a aquisição da leitura e escrita.
Voltando para o currículo da Ed. Infantil, podemos afirmar que temos sim uma função alfabetizadora, mas esta prática deve se configurar a partir de experiências diversas, para que de uma forma prazerosa a criança possa se apropriar do conhecimento lingüístico bem como sua função social. Se esta construção se faz de forma integral, planejada e prazerosa, o domínio das letras, palavras, textos e compreensão vão se concretizando em momentos adequados e esperados para o seu nível de desenvolvimento.
Desta forma, podemos afirmar sem medo de errar, que a educação é uma constante na vida do ser humano e todo estímulo, oportunidades e aprendizado devem ser bem trabalhados, porém sem sufocar as etapas do desenvolvimento, pois todas são importantes para a construção de um cidadão participativo, consciente e feliz!


TEXTO BASEADO NO LIVRO "CRECHE: ORGANIZAÇÃO, CURRÍCULO, MONTAGEM E FUNCIONAMENTO" (GILDA RIZZO)

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