quarta-feira, 28 de abril de 2010

PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE

Neste mês de abril finalizamos o trabalho deste 1º Bimestre.
Foram muitas as descobertas e conquistas e neste momento paramos para analisar o trabalho realizado e visualizar os objetivos alcançados.
Temos o costume de avaliar nossos alunos; o que aprenderam, o que sabiam e sabem agora no término da primeira etapa de estudos e construção do aprendizado.Porém, acredito ser de extrema importância a auto-avaliação; momento este em que o professor, reflete sua prática, seus esforços e suas angústias com o objetivo de tornar o caminho mais acessível para o trilhar rumo ao saber.
As conquistas devem ser valorizadas e cultivadas. Uso o verbo cultivar para estas experiências não se tornarem estáticas, repetitivas, monótonas, logo ultrapassada e sem valor. Uso o verbo, pois este vislumbra ação, vida e energia, que lembram renovação e inovação, trazendo resultados surpreendentes para o aprendizado.
Os fracassos, se assim podemos caracterizar, devem ser identificados e assumidos, pois de nada adianta culpar terceiros e isentar-se de nossa responsabilidade. Ao apontar possíveis falhas, devemos analisar, refletir e planejar novas ações que viabilizem o objetivo esperado para alcançarmos uma prática fundamentada na efetividade.
Neste campo, posso elencar os avanços de minha equipe escolar quanto a elaboração do semanário com divisão de atividades constantes na Proposta Pedagógica do nosso Município, voltada para o desenvolvimento dos Eixos Temáticos, o desenvolvimento diário do Brincar e semanal de Mediações de Leitura e a efetivação da rotina de atividades através de horários estabelecidos para cada dia da semana.
Em relação ao desenvolvimento de nossos alunos, devemos ponderar avaliações individuais e coletiva, para verificarmos os avanços e planejar ações que sensibilizem a todos para o processo educacional desenvolvido no âmbito escolar.
Desta forma, teremos metas a serem alcançadas no próximo bimestre e um plano estratégico para alcançá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário