segunda-feira, 26 de abril de 2010

O QUE NOSSOS ALUNOS FAZEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Boa pergunta...,
resposta melhor ainda...
B  R  I  N  C  A  M  !  !  !
Para quem não conhece a importância do brincar no desenvolvimento infantil, acha essa resposta estranha e sem propósitos; ou seja, uma enrolação.
Mas, quem conhece e compreende uma criança e suas necessidades, sabe que ao brincar ela, se diverte, aprende e constrói seu mundo.
No brincar a criança se desenvolve, encontra e resolve conflitos, desempenha vários papéis num ritual constante de construção e (de) construção. Observa, interpreta e altera situações que a rodeia de uma maneira simples e lúdica, que gera uma complexidade grandiosa de aquisições diversas.
Sabemos que a criança repete o que vê e vivencia, por isso é de extrema importância viver num ambiente seguro e estimulante. A escola deve então oferecer um ambiente agradável e propício para que experiências diversas sejam vivenciadas e reproduzidas. Ao brincar a criança imita um adulto e/ou uma situação e ao interagir com outra criança em sua brincadeira soluciona conflitos e constrói novos conhecimentos e conceitos.
Baseados neste parâmetro de ludicidade, experiências e construção, traçamos uma educação sócio interacionista construtivista (VYGOTSKY), que se preocupa com o educando, na sua socialização com outras crianças e adultos e na construção do saber.
Para desenvolvermos uma educação global que contemple todas habilidades de nossos alunos, fundamentamos nossa prática na tríade educar-brincar-cuidar, através dos eixos temáticos do movimento, matemática, música, artes visuais, linguagem oral e escrita e natureza e sociedade.
O BRINCAR é primordial e está inserido em todos eixos de trabalho estando intimamente ligado ao movimento.
Que tal listar brincadeiras diversas que possam enriquecer nossa prática? Mãos à obra, estou aguardando sua colaboração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário