domingo, 2 de maio de 2010

Ação Didático-Pedagógica

O educador é aquele que provoca o educando, provocando a sua desinstalação, que supõe uma redução. Abandono do ``bem-estar´´ do mundo das sombras (ignorância), para a realidade. Todo esse processo educativo poderá ser doloroso, pois exige esforço, provoca mudanças, e a experiência humana mostra que se abrir à novidade do contexto, por vezes é uma tarefa fácil. (SERGIO ROBERTO AZEVEDO JUNQUEIRA)

Planejar é um exercício que adquire, de acordo com o objeto ou a atividade a que se aplique, diferentes peculiaridades. Na prática docente há uma grande dificuldade em se entender a necessidade de um planejamento, mais ainda, em torna-lo real. Vários são os motivos que contribuem para que o planejamento seja assim, tão rejeitado. O mais evidente é a dimensão autoritária que traz consigo, tendo em vista que, em geral, é elaborado por ``autoridades competentes´´ para realidades diferentes.
Sacristán (1998, contra-capa) salienta que: Sem compreender o que se faz, a prática pedagógica é uma reprodução de hábitos e pressupostos dados, ou respostas que os professores dão a demandas ou ordens externas. Conhecer a realidade herdada, discutir os pressupostos de qualquer proposta e suas possíveis conseqüências é uma condição da prática docente ética e profissionalmente responsável.

O centro de uma atividade em uma escola é o conhecimento. Discutir sua atividade, problematiza-la, rever sua constituição é a melhor maneira de fazer com que os alunos construam seu próprio conhecimento. Esse deve ser o principal objetivo das escolas.
Construir uma nova relação com o conhecimento é verificar que a informação não é conhecimento. Informação é MATÉRIA-PRIMA, e só se torna conhecimento quando transformada pelo sujeito cognoscente, quando faz sentido para este se relacionar com os outros conhecimentos já adquiridos , construídos e incorporados.

Um comentário:

  1. Grê, adorei seu texto.
    Omedo da mudança, do novo muitas vezes engessa e as pessoas e estas não conseguem mais fazer nem mesmo o que estavam acostumadas.
    Portanto nós professores devemos nos aproximar diariamente de leituras diversas e atualidades para acompanharmos a mudança e transformar a nossa prática constantemente.
    BJKS, Elika

    ResponderExcluir